terça-feira, 28 de outubro de 2008

Burocracia

Continuando o post de coisas que eu não entendo por aqui.
Semana passada fui tirar o cartão da segurança social. Para isso, precisava de uma certidão que comprovasse que eu moro no bairro onde eu moro. Pensei: por que uma certidão? Uma conta de luz no meu nome serve como comprovante, não serve? Aqui não.
Duas assinaturas de testemunhas que morem no meu bairro, que sejam cadastradas na freguesia e que atestem que eu more aqui por escrito é que é o comprovante. Me vi em pãnico com mais essa burocracia de arranjar vizinhos amigos. E quando finalmente arranjei 2 santos dispostos a me ajudar, soube que eu não tinha nada do que reclamar. Pois, antigamente, esse "carimbo" que atesta que eu moro onde eu moro, era dado pelo dono da mercearia ou padaria.
O raciocínio era: se você compra em determinada vendinha com regularidade é porque você mora ali perto. Logo, você tem direito ao carimbo de morador do bairro.
Tá beeeem melhor agora, né?

Nenhum comentário: