quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Vivendo e aprendendo

No Brasil eu não estava acostumada a ver tantos idosos sozinhos andando pela rua. Aqui tem vários deles cheios de sacolas, carregados de compras, guarda-chuva e alguns tão corcundas que mal se vê o rosto, só os cabelinhos brancos. E quanto mais ando por essas ruas, agora em época de chuva então, que estão escorregadias, mais me impressiono com eles. Me parecem destemidos, menos frágeis. São velhinhos diferentes dos que estamos acostumados.Talvez por ter convivido com menos idosos e a minha referência ser meus avós fofos, estranho quando vejo aqui uns velhinhos folgados, abusados mesmo! Na cara lavada!
Fomos um dia, eu e o Rafa, numa ópera que seria dentro do Museu dos Coches. Era gratuita. E quando chegamos na porta tinha uma fila razoável. Estava um sol forte e vários idosos que estavam ali de pé começaram a procurar uma sombra na parte mais adiante da fila. Até aí tudo bem. Mas quando a fila andava, meio como quem não quer nada, eles se enfiavam nela ali mesmo. Fazendo a maior confusão. Eles sabem que não é argumento suficiente ser idoso, quando o objetivo é passar na frente de outro tão idoso quanto. Então, eles sacaneiam uns aos outros mesmo. Até acho que eles deveriam entrar antes, mas não tem como abrir exceção, senão 90% da fila teria o mesmo direito.
Depois, quando era a nossa vez de pegar o ingresso, um casal de idosos pediu para passar na nossa frente, pois não iam à ópera e sim à exposição do museu. Quando passaram, o homem da bilheteria perguntou se eles iam mesmo ao museu. Disseram que sim e entraram. Quando começou a ópera os dois estavam sentados do nosso lado.
Mas sabe o que é? Eles são a maioria aqui. Eles que mandam. E é melhor que nenhum deles esteja lendo esse post.

4 comentários:

Patricia Braz Vilas Boas disse...

Hahaha... e eu e o Dé almoçando aí no primeiro dia e eu olho a velhinha de bengala na beira daquela ladeira que parecia um precipício... _Dé!! Ela vai descer!!? rs... Saudades já amiga... vcs nos deram a recepção mais perfeita que poderíamos imaginar! Vários brindes`a vocês!! Beijo.

Luciana Cani disse...

Patiiiii, nós que amamos vcs aqui. Não vi o casamento, mas vi a lua de mel! bjsss

Helena Cortez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helena Cortez disse...

Viu sim, eu te mandei filmado!!! rs
Engraçado. Estou longe de você, da minha mãe, da minha prima, mas parece que continuo conectada. Comentei com o Tocha que nesse feriado vi um monte de velhinhos (tipo esses portugueses que você descreveu) pela rua. Parecidos pelo porte, não pela "esperteza". Parece que os portugueses aprendem a ser malandros com a idade, e nós vamos deixando de ser... rs