terça-feira, 28 de abril de 2009

Dentro da lei

Resolver burocracias fora do seu país de origem não é só uma coisa chata. É também uma sensação de insegurança. Já passei isso várias vezes aqui. Como sou estrangeira, quero mostrar que estou fazendo tudo certo, que pago meus impostos, que trabalho e que não sou uma imigrante ilegal. Mas quando me dou conta, estou quase mostrando o meu contrato de trabalho para tirar uma carteira de motorista! Já nem sei se é abuso deles ou submissão minha.
Hoje fui tirar um visto para os Estados Unidos. E aí percebi que passar na imigração ou retirar um simples visto de turismo é como ser suspeito de um crime num interrogatório. Eles querem te pegar na mentira! Sabem que a sua intenção não é visitar aquele país, é morar lá ilegalmente. Sabem que tudo o que você escreveu naqueles papéis é com a intenção de acobertar a verdade. E na cabeça deles tudo faz parte de um plano maquiavélico para trapacear a lei e fazer todos de idiota. Se você gaguejar, pode esquecer! Quando te pedem comprovativos ou endereços de hotel, nem pense em demorar para achar na bolsa, isso é totalmente suspeito. Já tem que estar tudo na mão, fácil. As respostas na ponta da língua, sem hesitar! E se por sorte, o dia não estiver quente e nenhuma gota de suor escorrer pela sua testa enquanto estiver sendo entrevistado, aí sim, talvez, eles carimbem a sua folha. E você, aliviado, pode ir para casa sentindo que escapou por pouco da prisão. Que você é inocente. E que não matou ninguém. Por pouco.

Nenhum comentário: