terça-feira, 26 de agosto de 2008

Pessoas únicas

Sabe quando você conhece uma pessoa e naquele exato momento sabe que ela é especial? Foi isso que senti a primeira vez que conheci um senhor português, padrasto de um amigo nosso. Um homem culto, calmo e que eu tinha vontade de ficar dias inteiros conversando. Sem nem me dar conta, comecei contar para ele coisas profundas e íntimas no dia que nos conhecemos. E foi assim no meio da conversa, que ele me indicou um livro para ler. O diário de Etty Hillesum.
Terminei de ler na semana passada. Não consigo pensar no livro sem me emocionar. É o diário de uma judia não religiosa. Pelo menos, até se tornar, nas palavras dela, a mulher que aprendeu a ajoelhar. Durante a perseguição nazista, no pior momento para se acreditar num Deus justo, ela encontra a sua espiritualidade. O diário são os 3 úlimos anos da vida dela. Etty morre antes dos 30. Um livro que não consigo tirar da cabeceira porque acho que tenho ler mais e mais. E aí hoje mandei um email para o senhor que me indicou o livro. Queria que ele soubesse o quanto me ajudou. E a resposta que me enviou, só confirma que a minha primeira impressão a respeito dele estava certa. Algumas pessoas tem o dom e a sensibilidade para entender o que os outros estão sentindo sem ser preciso muita explicação. Não sei o que me deixou mais feliz, ler o livro ou conhecer ele.

6 comentários:

Flavia Coradini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flavia Coradini disse...

E este senhor seria, assim, milionário?
(a insensível que acaba com o clima)

Tá, parei. Será que tem no Brasil? Tô precisando dar uma cutucada na minha espiritualidade tbem. Vou procurar.
Beijossssssss

Pequena Russa disse...

o quanto gosto disso... o quanto raro hoje é isso.

Helena Cortez disse...

Uma vez conheci uma senhora assim. Não me esqueço do dia que tempos depois a encontrei na casa dela, catamos jabuticaba no pé e tomamos chá com biscoitos. E conversamos tanto.
Especial é vc tb.

bjos

Eduardo Di Lascio disse...

Saudaaaaaadessssssssss

Eduardo Di Lascio disse...

Saudaaaaaadessssssssss