segunda-feira, 3 de março de 2008

Com muito orgulho

Passei grande parte da minha adolescência e até pouco tempo atrás ouvindo só música americana, lendo só literatura estrangeira. E o que eu vou dizer é tão cliché e tão óbvio que dá vergonha. Mas foi só morar aqui para começar ouvir muita bossa nova e ler autores brasileiros. E não sou só eu. Na semana passada um amigo meu brasileiro aqui da agência veio me perguntar se eu conhecia algum livro sobre a história musical do Brasil. Talvez tenha uma maturidade e uma época certa para cada pessoa apreciar determinada coisa. Mas a verdade é que muitas vezes aqui nos deparamos com um português que conhece melhor nosso país do que nós mesmos. Que conhece nossos compositores, nossos autores, nossa história. E isso nos faz sentir tão sem raízes, tão sem cultura.
Nos 2 últimos fins de semana fui em shows de bossa nova. E senti muito orgulho de ser brasileira com uma pontinha de tristeza de não ter sido mais brasileira antes.

3 comentários:

Helena Cortez disse...

Eu vivi a mesma coisa quando fui para a Itália. Só que eu gostava de Bossa, de Chico e algumas coisas bem brazucas. Mas não sabia nada de samba, tinha lido pouco, não sabia quantos habitantes, não sabia dos pontos turísticos, não sabia fazer nenhum prato típico...
Mas sempre dá tempo de conhecer um pouquinho mais. :)
Saudade amiga! Demais!
Hoje encontrei o Queridão. hahahaha
Ele trabalha com o Tocha!!!
beijosss

ELENICE disse...

Entendo perfeitamente. Quando estive em Portugal tive vergonha de conversar com pessoas que falavam coisas sobre o Brasil, a qual eu não tinha condições de discutir, por pura ignorância.
Mas eu também ando com uma enorme fome e sinto necessidade de me aculturar mais.
Acabei de ler um livro do Eça e agora estou lendo do Maschado.
E tenho uns tantos na espera.
No meu caso a vontade surgiu da indignação pela politica, e de tantos problemas que é comum apenas no Brasil.
O porquê de tantos preconceito pela nossa cultura? Achamos que o que é de fora é bom, e consumimos tudo. Esquecendo com isso, de conhecermos nossa própria história. Abaixo o preconceito.

Beijos e saudades

Luciana Cani disse...

Oi Elenice!! É exatamente isso, consuminos tudo de fora sem a mesma crítica que temos pelo o que é nosso. Que aliás na maioria das vezes nos é desconhecido..
Saudades de vcs todos!!!
bjs!!